sábado, 21 de novembro de 2009

COMPOSTEIRA


Para a montagem da composteira doméstica, faça com os blocos de alvenaria quatro baias de um metro cúbico cada. No entanto, deixe a parte da frente mais baixa para facilitar a remoção da compostagem. Utilize a primeira baia para misturar o composto e vá, com o passar do tempo, colocando o material na segunda, terceira e quarta baias até poder utilizar o adubo na lavoura...
Espaço entre as leiras é fundamental para a revirada do composto

MATERIAL
• Palha (podem ser folhas de árvores, grama cortada, serragem, maravalha, galhos triturados etc)
• Esterco ou restos de comida
• Blocos de alvenaria
• Argamassa
• Pá
• Enxada
• Carrinho de mão

Processo de reciclagem de material orgânico é fácil de fazer, rápido e produz esterco de boa qualidade

Texto Gustavo Laredo
Ilustração Filipe Borin


A lata de lixo pode estar com os seus dias contados. É cada vez maior o número de produtores rurais que separam latas, papéis, vidros, embalagens de agrotóxicos para processos de reciclagem. Fossas negras estão sendo substituídas por equipamentos biodigestores. A preocupação com o meio ambiente faz sentido e tem uma via de mão dupla: além de preservar a natureza para as futuras gerações, pode gerar lucro. Só a reciclagem de sucata, por exemplo, movimenta cerca de 3 bilhões de dólares por ano no país.
No entanto, o lixo doméstico ainda está longe de ser reaproveitado. Com a capacidade esgotada, os lixões já não conseguem mais absorver a quantidade produzida pela população. Os resíduos orgânicos, como restos de comida, podem (e devem) ser utilizados como adubo na produção agrícola. E uma das maneiras de se fazer isso é por meio da construção de composteiras em propriedades rurais.

O processo é simples. Para o produtor que possui espaço e tem lixo orgânico de sobra, basta apenas construir leiras trapezoidais ou piramidais no solo, intercalando palha e esterco até formar uma pilha de 1,20 metro. Para quem tem uma área limitada, a construção de uma composteira de alvenaria é a melhor opção.

Composteira Caseira
Carolina Gurgel

Se você tem um jardim grande com um cantinho meio escondido na sombra e sem uso, aí vai uma boa dica:

Faça o seu próprio adubo vegetal, igualzinho, ou até melhor, que aqueles comprados em supermercados ou lojas especializadas, em sacos de 5 Kg.

É bem fácil (sem gastar nada):


Faça um buraco neste tal canto, do tamanho que você achar melhor, mas com profundidade suficiente para conter o material recolhido, isto é: grama cortada, folhas, pauzinhos secos, flores e galhos que foram podados ou murcharam e restos de cozinha que sejam orgânicos, como cascas e restos de frutas e verduras, pó de café, restos de comida etc.

Mas nada de plásticos ou vidros.


Vá colocando tudo neste buraco, regando de vez em quando sem encharcar. Cubra tudo com um plástico grosso, tomando o cuidado de prendê-lo bem com pedras ou varetas, para que não saia do lugar. De vez em quando (de dez em dez dias), dê uma revirada em tudo para misturar. Regue de novo e cubra.

Em um mês e meio, você deve conseguir um composto que parece uma terra escura, de cheiro agradável e ligeiramente úmido.

Aí está o seu próprio home-made adubo vegetal, excelente para vasos, canteiros, sementeiras ou qualquer outro uso no seu jardim.

Boa sorte!

Esta matéria foi fornecida pela senhora Carolina Gurgel, material retirado do Site www.garden.com.br

De acordo com o engenheiro agrônomo Raul Shiso Toma, a composteira não forma cheiro, pois se trata de um processo aeróbio. 'Caso isso aconteça é porque há algum problema, como excesso de umidade ou falta de oxigênio no interior da leira causada pela compactação do material', explica. Além disso, como não há odor, não há o surgimento de animais ou insetos, somente aqueles responsáveis pela decomposição da matéria orgânica.

O tempo médio de compostagem da leira varia de três a quatro meses dependendo das condições ambientais e das características dos materiais utilizados. O composto orgânico produzido pode ser reaproveitado em hortas, jardins, lavouras e no pasto. Além de adubo, o material serve como condicionador do solo.

...OUTRA FORMA DE FAZER...

Introdução

As plantas obtêm a maior parte de seus nutrientes do composto orgânico - húmus - ou seja, do material orgânico que se decompõe no solo. Ao adicionar mais húmus ao solo, mantendo uma composteira, você revitaliza seu jardim e pode reduzir em até 30% a quantidade de dejetos que vai para o aterro sanitário.

Os preparativos

•Se possível, faça a composteira perto da cozinha; assim fica mais fácil o descarte de restos de comida.
•Use, por exemplo, uma lixeira de plástico velha para fazer a composteira – uma opção fácil e econômica. Retire o fundo, finque a lixeira no solo e mantenha-a coberta com a tampa.
•Para ajudar na drenagem e fornecer acesso aos organismos do solo, posicione a lixeira numa área plana e bem drenada, de forma que ela fique em contato com a terra.

Custo baixo

Fazer seu próprio composto não custa muito e você não gasta com fertilizantes caros.

•Se você fizer sua própria composteira, construa uma estrutura de quatro lados, aberta no topo, com pelo menos um metro de altura. Um lado deve ser fácil de remover, para que você possa revolver a pilha e recolher o composto pronto.
•Se você decidir comprar uma composteira, opte por um misturador de plástico. É um tambor que, quando gira, oxigena o composto de forma bem eficiente. Um misturador cheio produz composto de boa qualidade rapidamente. Se você descarta com regularidade uma grande quantidade de material, compre um bem grande.
•Certifique-se de que sua composteira, misturador ou lixeira fique na sombra durante o dia, porque o húmus não deve ressecar com rapidez, nem a temperatura deve se elevar muito para que os organismos do solo não morram.

Problemas contornáveis

Sintoma Problema Solução
Cheiro de amônia
Excesso de nitrogênio.
Adicione mais carbono na forma de palha, jornais ou feno.

Cheiro de ovo estragado
Pilha muito úmida ou compacta.
Oxigene a pilha. Adicione mais material seco. Misture partículas pequenas com as grandes. Adicione cal e revire o material.

Decomposição lenta
Material muito seco ou pilha muito pequena. Pode ser por causa da falta de nitrogênio ou de oxigênio.
Adicione água. Faça uma pilha maior. Acrecente materiais ricos em nitrogênio, como restos de poda verdes e sobras de hortaliças. Oxigene regularmente.

Ratos e camundongos
Uso de material errado.
Não use carne, peixe ou pedaços de gordura. Construa uma lixeira à prova de roedores.

Vapor
Excesso de nitrogênio. Ou a pilha está muito grande para ser removida de forma apropriada, deixando o meio muito quente.
Adicione mais material rico em carbono (palha, feno ou serragem). Reduza o tamanho da pilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário